No LAMORAES, a qualidade é sempre um referencial.

RESULTADO DE EXAMES:

Dicas

Cinco motivos que estão levando à volta do sarampo e da poliomielite

Falta de percepção de risco: o que move, principalmente, uma pessoa a sair de casa para levar o filho para vacinar é a percepção de risco. Como se tratam de doenças que estavam erradicadas no país – a poliomielite está erradicada desde 1990 e o sarampo, estava desde 2016, voltando a ter registro este ano –, há uma falsa percepção de que não há risco de contrair essas doenças.

Avalanche de notícias falsas: informações falsas sobre vacinas que geralmente circulam pelas redes sociais levam muitos a acreditar, erroneamente, de que os riscos das vacinas são maiores que os benefícios. O que não é verdade. Só a vacina é capaz de prevenir o sarampo e a poliomielite.

Pronto-socorrização da pediatria: devido à crise econômica, muitos deixaram de ter convênio médico, tendo como única oportunidade de orientação de um pediatra para seu filho o atendimento em pronto-socorro. Há um aumento cada vez maior dos atendimentos de rotina em prontos-socorros. São justamente nesses atendimentos de rotina, que deveriam acontecer em consultório, que os pediatras orientam os pais sobre o calendário de vacinação que deve ser seguido de acordo com a idade da criança.

Horários de funcionamento das UBS: o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que oferecem a vacinação, é realizado em horário comercial, mesmo em que os pais das crianças estão trabalhando. Muitos pais temem faltar ao trabalho para levar os filhos para vacinar e colocar seu emprego em risco.

Vacina é vítima do próprio sucesso: outra questão que influencia na baixa adesão vacinal infantil é que o imunizante, de forma geral, se tornou vítima de seu próprio sucesso. O programa nacional de vacinação infantil levou à erradicação de muitas doenças, então as pessoas não estão mais acostumadas a ouvir sobre determinada doença e não têm interesse em tomar a vacina.

Fonte: R7

« Voltar

ATENDIMENTO
Este website utiliza cookies

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.